Por Adriano Santos
Existe um provérbio que diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. Esse sábio provérbio africano, que faz alusão à forma que os gansos se organizam durante suas migrações, nos faz lembrar que precisamos de parcerias consistentes para irmos longe e vencermos, em conjunto, as dificuldades.
O mundo em que vivemos pode ser classificado como VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo, e à medida que o tempo passa, vemos que muitas variáveis não têm controle. Precisamos, então, aprender a compartilhar e cuidar dos recursos, principalmente dos naturais. É reflexivo pensar o quão longe queremos chegar!
Uma grande lição que aprendemos aqui na Amaro Aviation ao implantar o ESG, é que não dá para ter VAIDADE. Quaisquer qualidades, físicas ou intelectuais, fundamentadas no desejo de que sejam reconhecidas e/ou admiradas pelos outros, são inversamente proporcionais a uma aviação com propósito.
A experiência que estamos adquirindo com nossos parceiros têm nos mostrado a importância de desenvolvermos qualidades significativas como: humildade, modéstia, paciência, confiança, engajamento, dentre outras. Apesar do difícil aprendizado para o meio corporativo, essas qualidades nos impulsionam para um mundo colaborativo.
Queremos ir longe, então só temos a agradecer aos nossos parceiros!