Redução de carbono através do reflorestamento

Redução de carbono através do reflorestamento

Compartilhe

Caracterização das emissões de CO2, por Adriano Santos

A aviação é um modal de transporte estratégico que permite a movimentação de pessoas e cargas em tempo reduzido, sendo adequada aos estados com dimensões continentais, como é o caso do Brasil.

Porém, para além dos aspectos operacionais dos voos, é essencial que os traslados aéreos sejam ambientalmente sustentáveis a longo prazo. Para atingir esse objetivo, de interesse comum inclusive no setor aeronáutico, as externalidades decorrentes das operações de aeronaves, associadas à qualidade do ar local e às mudanças climáticas, devem ser controladas.

O crescimento contínuo da aviação ressalta a necessidade de ações para mitigarmos os efeitos da emissão de CO2, o que fez com que os 193 países que integram a Organização Internacional de Aviação Civil, ICAO, adotassem um plano para eliminar até 2050 as emissões de CO2 na atmosfera.

No mercado em geral, vemos iniciativas denominadas como: Carbono Zero, Carbon Free, Carbono Neutro, porém, apesar dessas ações arrojadas terem seu valor, devemos primeiramente iniciar a compensação, para um dia atingirmos o marco zero.

Em paralelo ao plano da ICAO, o aumento da frota da Amaro Aviation nos levou a uma reflexão sobre as ações necessárias que podemos adotar para a mitigação das emissões de nossos voos.

Para isso, temos trabalhado em parceria com a Black Jaguar Foundation, desde outubro de 2022, visando a Redução da emissão de Carbono dos nossos voos de traslados através da compensação mensal de, até o momento, 10% das nossas emissões, com projeção de crescimento de compensação agora em 2024. Essa ação convida também nossos clientes para a compensação voluntária das emissões de seus voos.

A instituição Black Jaguar Foundation é uma organização sem fins lucrativos, e realiza a compensação de carbono através do reflorestamento da savana do cerrado e da Floresta Amazônica no Brasil. Em colaboração com os proprietários e agricultores locais, a instituição realiza o plantio de árvores nativas em grande escala, recuperando a biodiversidade do Corredor do Araguaia e melhorando a vida das gerações futuras.

Explore mais