A compensação de carbono é uma maneira pela qual o mercado da aviação está adotando medidas para combater as mudanças climáticas, desde esquemas de compensação voluntária para passageiros até uma iniciativa global para estabilizar a produção de CO2 e promover uma aviação sustentável.
Os programas de compensação de carbono são uma maneira imediata da indústria da aviação compensar a sua pegada de carbono, investindo em projetos que reduzem as emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa. Diversas companhias aéreas em todo o mundo oferecem esquemas de compensação voluntária.
A compensação desempenha um papel importante na redução das emissões de CO2, pois ela reduz o impacto ambiental das viagens aéreas, que atualmente representa cerca de 2% de todas as emissões globais de carbono. Além disso, a compensação de carbono permite que companhias aéreas e passageiros compensem as emissões de CO2 liberadas durante o voo, investindo em projetos de redução de carbono em outras áreas.
Sendo assim, os passageiros pagam uma taxa adicional para financiar projetos que compensem as emissões de carbono produzidas por seus voos. Geralmente essa taxa é paga no momento da compra da passagem, com uma opção sustentável adicionada pelas companhias aéreas em seus mecanismos de vendas online ou então os passageiros são direcionados a um provedor de compensação terceirizado.
Existem inúmeras maneiras de obter reduções de CO2 que podem ser usadas como compensações, muitas das quais trazem benefícios sociais, ambientais ou econômicos. Em outras palavras, se o voo de um passageiro gera uma tonelada de CO2, ele pode optar por ajudar a financiar um projeto que possa desenvolver a quantidade equivalente nas formas de reflorestamento ou de energia renovável, por exemplo.
Para auxiliar e garantir que essas iniciativas sustentáveis sejam cumpridas, foi estabelecida uma medida baseada no mercado global para as emissões da aviação, onde um único esquema universal de compensação de carbono ajuda a garantir a integridade ambiental, cobrindo a maior parte do crescimento das emissões de CO2 de voos comerciais internacionais.
O CORSIA (Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Civil Internacional) foi introduzido pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) em outubro de 2016, com o apoio da indústria da aviação e visa estabilizar as emissões dos voos enquanto o setor aéreo busca outras medidas de redução de CO2, como inovações tecnológicas, eficiência operacional e melhorias na infraestrutura.
Desde 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o órgão responsável pela aplicação e monitoramento do CORSIA em território nacional, seguindo as diretrizes estabelecidas na Resolução nº 496/2018. Cada vez mais, investimentos em descarbonização têm se tornado uma tendência no Brasil e no mundo e aqui na Amaro Aviation não poderia ser diferente.
Pensando em promover uma aviação sustentável, adotamos uma parceria com a organização sem fins lucrativos Black Jaguar Foundation para compensar as nossas emissões de carbono. Com o programa Carbono Neutro, nossos clientes têm a oportunidade de colaborar no reflorestamento da floresta amazônica e da savana do cerrado brasileiro. Para saber mais sobre o nosso projeto de Carbono Neutro, clique aqui.