EnglishPortuguese

Pousar em pista molhada é perigoso?

Compartilhe

A decolagem e a aterrissagem são os momentos mais tensos em qualquer voo, principalmente em meio a uma chuva. O medo do avião deslizar ou não conseguir frear e acabar saindo da pista preocupa mesmo os passageiros mais experientes. Mas afinal, pousar em pista molhada é perigoso?

No geral, a pista estar molhada pouco influencia na qualidade do pouso do avião, mas é sempre necessário estar atento a rigorosos protocolos de segurança para evitar acidentes e não colocar a vida dos passageiros em risco. Isso porque, a aquaplanagem, assim como nas rodovias, representa um sério risco para a segurança da aviação durante chuvas fortes.

Um dos protocolos, por exemplo, é que o fiscal de pátio e de pista deve sempre monitorar o nível de água nas pistas de pouso, evitando que a quantidade de água acumulada ultrapasse a faixa dos 3mm, pois o piloto pode perder o controle da aeronave. Além disso, em pistas molhadas, a frenagem do avião após um pouso ou uma aceleração em decolagem pode ser comprometida

Outro risco é o de que alguma área relevante, como a área de rotação e saída, esteja com uma poça d’água, mesmo que pequena. Por isso, para evitar esse tipo de problema, o especialista do aeródromo vai a campo para monitorar os locais da pista molhados, principalmente as zonas de risco.

Assim, para garantir que os voos tenham decolagem e aterrissagem mais seguras, os aeroportos precisam seguir esses protocolos de segurança, além de sempre manter informado o piloto sobre as condições da pista de pouso para que ele possa tomar as precauções necessárias.

Explore mais