EnglishPortuguese

Comida de avião: saiba como funciona o serviço de catering aéreo

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A comida servida a bordo de uma aeronave gera muita curiosidade. Quando viajamos de avião, nem imaginamos como deve ser o funcionamento por trás de toda a produção e organização dos serviços de bordo. O que poucos sabem é que os processos são bem mais minuciosos do que uma refeição feita em casa, no restaurante ou no aeroporto, por exemplo.

Na aviação, esse tipo de serviço é chamado de catering aéreo. Até chegar aos passageiros, a comida que vai ser servida a bordo passa por várias etapas que envolvem um cuidado redobrado na conservação dos alimentos.

Bastidores do preparo das refeições

São muitos detalhes para se atentar: como agradar todos os tipos de paladar, quantidade a ser servida, qualidade dos alimentos, temperatura, além de cuidados mínimos de higiene. Esses protocolos são seguidos para reduzir riscos de intoxicações alimentares durante o voo.

Na preparação dos alimentos, o catering aéreo elabora combinações de pratos que apresentam menos chances de causar mau estar. O cuidado ocorre desde a triagem, incluindo conhecer os fornecedores, até o próprio treinamento dos funcionários.

Quando o ingrediente chega, deve estar em uma temperatura ideal para a manipulação. Todo o processo ocorre conforme as exigências nutricionais e da vigilância sanitária. Dependendo do alimento, a conservação do produto exige outro procedimento. Mas a maioria se mantém refrigerado antes de ser entregue à empresa contratante do serviço. Outro protocolo importante é que as refeições dos tripulantes devem ser diferenciadas, por uma questão de segurança.

Na aviação executiva, o cardápio é direcionado a cada cliente, conforme a solicitação, feita em até 24h de antecedência, considerando o tempo hábil e a facilidade na execução dos pratos escolhidos na lista. Após a preparação das refeições, vem a parte logística.

Geralmente, as empresas de catering aéreo com bases instaladas em determinados aeroportos possuem seu próprio ground handling, que realiza a distribuição. Lá, a fiscalização do aeroporto mede a temperatura dos produtos, e é realizado o transporte até as aeronaves. Aí é só aguardar a decolagem e a hora de começar o serviço de bordo.

Explore mais

Open chat